"A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

(Graciliano Ramos)



domingo, 5 de outubro de 2008

ESTERÓIDES ANABOLIZANTES

Cláudio Quintanilha Siqueira
Esteróides androgênicos anabólicos (ou simplesmente anabolizantes) são drogas que promovem o crescimento muscular (efeito anabólico) e o desenvolvimento das características sexuais masculinas como: pêlos, voz grossa e barba (efeito androgênico). São geralmente derivados do hormônio sexual masculino testosterona, fabricado nos testículos, e usadas no tratamento de pacientes que não produzem em quantidade suficiente a testosterona, porém muitas pessoas as tem utilizadas na busca de melhor aparência - para ter um corpo “sarado” - e na melhoria da performance desportiva. Os homens jovens são os maiores usuários dessas drogas, mas o seu uso tem crescido entre as mulheres.
Os esteróides anabólicos foram descobertos em 1930 e, desde então têm sido utilizados em várias situações médicas como a estimulação do crescimento ósseo, crescimento muscular e em condições debilitantes de portadores de câncer e AIDS, mas atualmente são muito procurados por atletas ou pessoas que querem melhorar a performance e a aparência a todo custo devido a sua propriedade de aumentar os músculos e a força física.
Os anabolizantes podem ser tomados em forma de comprimidos ou injetáveis, porém o seu uso indiscriminado pode levar o usuário a utilizar uma dosagem excessiva e gerar efeitos indesejáveis sobre o corpo, o comportamento e a cognição. Essas drogas podem levar ao aumento da irritabilidade, à agressividade, euforia, alteração de humor, distração etc. E o que é pior, alguns usuários chegam ao cúmulo do absurdo de utilizar produtos veterinários à base de esteróides.
No Brasil essas drogas entram muitas vezes de maneira ilegal e são vendidas em academias, farmácias e pela Internet e muitas delas são falsificadas e/ou misturadas a outras drogas, o que potencializa os riscos para o organismo do usuário.


Os principais efeitos colaterais do abuso dos esteróides incluem tremores, acne severa (veja o caso recente do jovem alemão em http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL737521-5603,00-ALEM+DE+FERIDAS+ANABOLIZANTES+PODEM+LEVAR+A+CANCER+E+FEMINIZACAO.html), retenção de líquidos, aumento da pressão sanguínea, aumento do colesterol, tumores no fígado e alterações na morfologia do ventrículo esquerdo do coração.

Além dos efeitos acima, outros também poderão surgir como a diminuição do tamanho dos testículos, redução da quantidade de espermatozóides, impotência, desenvolvimento de mamas e aumento da próstata nos homens. Na mulher poderão surgir pêlos faciais, alterações no ciclo menstrual, aumento do clitóris, voz grossa e diminuição dos seios, enquanto os adolescentes poderão ter o crescimento prejudicado, definitivamente.
Como são medicamentos, essas drogas devem ser prescritas por médicos e a sua compra deve ser acompanhada de receita médica. Aqueles que fazem uso e forem pegos sem a indicação médica, vendendo ou mesmo fornecendo gratuitamente podem sofrer as conseqüências previstas no Código Penal Brasileiro: Art. 278 – venda de substâncias nocivas à saúde e Art. 282 - falso exercício da medicina.
Pessoas equilibradas, racionais, que estejam bem consigo mesmas e que desejam apenas ter um corpo em forma e boa qualidade de vida não precisam de artifícios para mostrar músculos cada vez maiores a fim de impressionar.


FONTES E REFERÊNCIAS

BRASIL, Código Penal Brasileiro. Decreto Lei n° 2848.

CEBRID – Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas. Questionário sobre drogas. http://www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/quest_drogas/esteroides_anabolizantes.htm. data: 25/09/2008.

Drogas – Esteróides anabolizantes. Disponível em http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=151. Data: 25/09/2008.

Esteróides anabolizantes: Disponível em http://www.viverbem.fmb.unesp.br/esteroides_anabolizantes.asp. Data: 23/07/2008.

JUSTE, Marília. Além de feridas, anabolizantes podem levar a câncer e feminilização. Disponível em http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL737521-5603,00-A LEM+DE+FERIDAS+ANABOLIZANTES+PODEM+LEVAR+A+CANCER+E+FEMINIZACAO.html . Data: 25/09/2008.

WIKIPEDIA. Esteróides anabolizantes. Data: 26/09/2008

Nenhum comentário: